segunda-feira, 27 de junho de 2016

Budapeste

Olá Wanderlusters,

O post de hoje é sobre Budapeste, um dos lugares que mais amo no mundo.

Foto que eu tirei do Parlamento durante um passeio pelo Rio Danúbio
Localizada na Europa Central, nas margens do extenso Rio Danúbio, Budapeste é uma grande capital europeia com muito para oferecer e cuja cultura, certamente, vai fazer com que você se apaixone pelo lugar.

Foto que eu tirei durante um passeio pelo Danúbio: Ponte das Correntes e Palácio Real
A cidade é dividida entre Buda e Pest:
  • Buda:
Trata-se da região histórica da cidade, onde fica o Castelo de Buda (totalmente reconstruído após bombardeios da 2ª Guerra Mundial), onde fica o complexo da Igreja de Màtyás (onde os reis eram coroados) e seus lindos e típicos telhados de cerâmica colorida, o Bastião de Pescadores* e suas 7 torres pontudas (que simbolizam os líderes das tribos húngaras), com ruas irregulares, edificações históricas e repletas de detalhes e com uma visão imponente do lado Pest.

*O Bastião de Pascadores se localiza no alto de um morro, pois era ali que se localizava um mercado medieval em que se vendiam os peixes e as antigas muralhas da cidade, defendidas pela Corporação dos Pescadores.

Foto que eu tirei do Bastião dos Pescadores (Halászbástya)
  • Pest:
Pest é o lado plano da cidade, cheio de parques, lojas, restaurantes e diversas opções de entretenimento, possui um calçadão à beira rio que fornece uma visão incrível do lado Buda e uma das melhores sensações do mundo. Deste lado fica o incrível edifício do Parlamento (em estilo neogótico) e a Catedral de Santo Estêvão. Á beira rio fica um complexo de hotéis (eu fiquei no hotel Marriott), e ali perto encontram-se diversas praças (que, no verão, jorram água para refrescar quem passa por lá), bares e restaurantes**. Em Pest também fica a região reservada exclusivamente para pedestres e a Fashion Street, onde ficam as principais lojas (de departamento, de grife e inclusive lojinhas locais maravilhosas)
Országház
Parlamento Húngaro (Országház)
Budapeste é uma cidade super limpa e segura

  • Idioma: húngaro
  • Moeda: Florim Húngaro (HUF) ou também Forint Hungarian
  • Exigência de visto: NÃO
  • Exigência de vacinas: não
Melhor época para visitar Budapeste

A melhor época para visitar Budapeste é entre a primavera (abril) e o outono (outubro), pois as temperaturas estão mais amenas.

Comida

A gastronomia húngara é bem característica, pois utiliza muitos temperos específicos como a páprica, por isso a comida possui um tom mais avermelhado. A páprica é um tempero tão importante na gastronomia típica húngara que até as lojas de souvenirs vendem o condimento.

O prato considerado carro-chefe da Hungria é o Gulyás, também conhecido por Goulash em outros países. O Goulash varia de país para país e o húngaro é, basicamente, um ensopado de carne com páprica e legumes.
Goulash - Gulyás
Típico Gulyás (Goulash) húngaro
Se alguém foi para Budapeste e não comeu um Gulyás...essa pessoa não foi completamente para Budapeste ! Não se esqueçam que comer o prato típico do lugar também faz parte da viagem. =)

Por exemplo, eu não suportava qualquer coisa apimentada quando fui para Budapeste, mas pedi um Goulash para curtir ao máximo a viagem. Não gostei, me arrependi, mas experimentei... Depois, no final da viagem, eu já estava um pouco mais acostumada com a comida temperada de lá e pedi, mais uma vez, um Goulash...e até que eu gostei ! Então não tenha medo da comida temperada.

Curiosidades sobre o idioma húngaro

A data que escrevemos em Dia/Mês/Ano, na Hungria eles escrevem em Ano/Mês/Dia. E os nomes são invertidos, sendo a ordem Sobrenome Nome, o que é muito comum em diversos países.
Cinema em húngaro é mozi ! 
Nunca se esqueça que "bom dia", "com licença", "por favor", "obrigada" e "boa noite" abrem muitas portas e sorrisos e são palavras básicas que você deve aprender para qualquer lugar que for.

Para ajudar, vou passar uma listinha de sobrevivência básica em húngaro:




Dica da Ale




Se você estiver em Budapeste e quiser ligar para o Brasil (exemplo, São Paulo), basta discar 068 000 55 11 . Se for ligar para o Rio de Janeiro, 068 000 55 21 , e basta você mudar o DDD da cidade que irá ligar.


Em breve farei um post sobre alguns pontos imperdíveis de Budapeste, fique de olho ;)

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Disneyland Paris x Walt Disney World Resort

Olá wanderlusters,


Hoje vou fazer uma comparação entre a Disneyland Paris (ou Euro Disney) e o Walt Disney World Resort


O primeiro parque da Disney na França foi inaugurado em abril de 1992, quando se chamava Euro Disney. Hoje, quase 25 anos depois, já são 2 parques (Disneyland e Walt Disney Studios), 7 hotéis e um centro de entretenimento.

Quando tive a chance de ir para a Euro Disney, em julho de 2013, o parque ainda estava comemorando 20 anos !! Decorações de aniversário para todos os lados e eventos comemorativos especiais (embora o aniversário oficial do parque tenha sido em abril de 2012...na Disney a comemoração dura muito tempo, né ?)...tudo lindo !

Curiosidades:

  1. A Disneyland Paris ocupa um pouco mais de um quinto da superfície de Paris (aproximadamente 2230 hectares)
  2. Trata-se de o destino turístico líder na Europa, recebendo aproximadamente 250 milhões de visitas por ano desde sua inauguração, em abril de 1992
  3. Além disso, é considerado o maior jardim da Europa e possui aproximadamente 35.000 árvores e 450.000 arbustos

Disneyland Paris X Walt Disney World


A Disneyland Paris está localizada em Paris, França, enquanto o Walt Disney Wolrd fica em Orlando, Flórida, Estados Unidos.

Obs: Para fins "didáticos", nesta postagem vou me referir ao complexo de Paris como Disneyland Paris, embora eu saiba que o complexo é composto pela Disneyland e pelo Walt Disney Studios.

  • Parques:
Disneyland Paris: possui 2 parques temáticos

Walt Disney World: possui 4 parques temáticos, 2 parques aquáticos e outras atrações diversas (como o show La Nouba, do Cirque du Soleil)

Conclusão comparativa: visitar a Disneylad Paris é muito mais rápido (um dia é o bastante para conhecer os dois parques) e você pode, inclusive, repetir brinquedos (só não se esqueça que, por ter menos parques e possuir uma área menor que o Walt Disney World, a quantidade de brinquedos é mais limitada)

Walt Disney World Resort
Complexo Walt Disney World Resort
  • Tamanho:
Disneyland Paris: embora os nomes dos parques sejam os mesmos que existem no Walt Disney World, o tamanho dos parques é bem menor, fazendo com que as atrações fiquem muito "coladas" umas das outras

Walt Disney World: o World no nome não é em vão = aquilo parece um país de tão grande, espaçoso e organizado que é

Conclusão comparativa: como dito anteriormente, visitar a Disneylad Paris é muito mais rápido (um dia é o bastante), enquanto você leva umas duas semanas para conhecer um pouco do Walt Disney World (eu fiquei 20 dias da última vez que fui e, mesmo assim, deixei de conhecer muitos lugares)
-> Observação= o tamanho do complexo influencia diretamente na distância que se percorre: enquanto no Walt Disney World é necessário o monorail, na Disneyland Paris você consegue fazer absolutamente tudo a pé ! É como se fosse um grande condomínio, com a saída do metrô extremamente próxima ao villagge que, por sua vez, está próximo a algum dos hotéis e que possui uma esteira rolante para "agilizar" sua caminhada até um dos parques

Disneyland Paris
Complexo Euro Disney
  • Atrações:
Disneyland Paris: embora seja um parque menor, possui as principais atrações do Walt Disney World Resort e algumas atrações próprias, criadas exclusivamente para o complexo francês;

Walt Disney World: possui uma variedade de atrações infinitamente maior

Conclusão comparativa: compensa muito ir para a Euro Disney para conhecer atrações novas e exclusivas de lá, além de aproveitar para curtir as atrações "obrigatórias" em todos os parques Disney


Rock'n'RollerCoaster do Aerosmith (essa foto é a de Paris)

Eu fui 7 vezes seguidas na Rock'n'RollerCoaster e depois fui mais duas vezes para me despedir (fiquei amiga dos funcionários do brinquedo de tanto que fui)
  • Personagens:
Disneyland Paris: em Paris a quantidade de personagens, infelizmente, é bem menor (se você é de comprar o caderninho de autógrafos para lotá-lo, pode esquecer, pois a melhor chance de encontrar "vários" personagens é agendando uma refeição em algum dos restaurantes  em que eles precisam circular

Walt Disney World: possui uma opção absurda de personagens e filas super extensas para conseguir um simples autógrafo e uma foto que, se você sair feia(o) na foto, sinto muito, a fila é grande demais para vc tirar outra foto

Conclusão comparativa: na Euro Disney você não fica horas numa fila para conseguir autógrafo, mas a opção de personagens é bem pequena e você pode sair levemente frustrada(o) por andar o parque inteiro de canto a canto e não encontrar aquele personagem que você mais ama

  • Foto com personagens:
Disneyland Paris: é uma tortura você conseguir uma foto com algum personagem = o personagem anda pelo parque, sem qualquer tipo de organização para que você peque autógrafo ou tire foto com ele, fica uma rodinha de pessoas que, assim como você, querem uma foto com o personagem e se eles estiverem com pressa você corre o risco de ficar se matando na rodinha e sair sem foto

Walt Disney World: lá você deve ficar numa fila, pois os personagens ficam parados para manter a organização e dar autógrafos para todos e tirar fotos com todos. Quando o personagem é visto andando pelo parque, sem que seja necessária qualquer organização do parque, as pessoas, automaticamente, fazem uma "fila" e andam atras do personagem até chegar sua vez de tirar a foto

Conclusão comparativa: quando eu fui em 2013 passei por uma experiência traumatizante, pois os únicos personagens que vi foram a Minnie e o Capitão Gancho e quase não consegui tirar foto com a Minnie, pois ela estava entrando no setor "só para funcionários"....a minha sorte foi que ela me viu na rodinha me matando com os pais das criancinhas que não saíram de lá por nada, ficou com pena de mim, e tirou uma foto comigo (eu fiquei horrível na foto, mas nem ligo !!! É minha foto com a Minnie e fico feliz mesmo assim hahaha)
Minnie e Alexandra
Ela morreu de dó de mim, porque a funcionário do parque simplesmente mandou acabar com as fotos de uma hora pra outra
  • Refeições com personagens:
Disneyland Paris: a opções para ter uma refeição com personagens são super limitadas (no máximo 3 opções)

Walt Disney World: possui uma variedade extrema

Conclusão comparativa: se o seu objetivo for evitar a concorrência, nem perca o seu tempo, pois em ambos a concorrência é muito grande, filas de espera absurdas e etc. a Única diferença é que no Walt Disney World você possui uma opção muito maior para escolher

  • Alimentação:
Disneyland Paris: opções elaboradas e algumas são consideradas até mais sofisticadas
Neste link você encontra uma listagem das opções disponíveis no complexo de Paris.

Walt Disney World: todo tipo de opção, para todos os gostos (só não tem alimentação considerada "gourmet" nos parques - se você for até algum restaurante de hotél, encontrará)

Conclusão comparativa: em Paris, dentro dos parques, você encontra refeições "gourmet", enquanto em Orlando você só encontrará em hotéis e locais mais sofisticados. Porém, o preço da alimentação em Paris é mais alto (não só pela diferença entre Dólar x Euro), mas você come "melhor" (na verdade, depende muito do seu gosto)

  • Compras:
Disneyland Paris: produtos oficiais da Disney e pode se dizer que todas as lojas possuem exatamente o mesmo estoque (uma e outra que possuem um chaveiro diferente, mas nada de muito diferente entre as lojas)

Walt Disney World: a variedade é absurdamente maior e em cada loja você encontra algo diferente, então é fundamental mesmo que entre em todas as lojas


Conclusão comparativa: os produtos que você encontra na loja de Paris também encontra na loja de Orlando, mas os preços em Paris são mais altos e a variedade é menor

  • Qualidade no atendimento:
Disneyland Paris: dizem (eu sou totalmente contra essa opinião) que os franceses são frios, arrogantes e etc (repito: eu sou totalmente contra esse pensamento !!!), mas não conheço uma pessoa que tenha reclamado do atendimento no complexo parisiense. Eles exigem apenas o mínimo (que toda cultura exige, na verdade): que você tenha educação e diga "bom dia", "boa tarde", "boa noite", "por favor" e "obrigada". Se você souber falar essas coisas em francês você vai longe e se você for estudante de francês e arriscar (mesmo que seja pra falar errado) eles vão te adorar !! Os franceses, mesmo os que trabalham com atendimento ao público, entretenimento e hotelaria, exigem o mínimo da educação básica de todo e qualquer ser humano.

Walt Disney World: lá você encontra funcionários que falam todos os idiomas possíveis, em qualquer canto do parque, não importa o horário, se você for ofensiva(o) com eles, mesmo assim, eles continuarão com um sorriso no rosto como se você não tivesse feito nada, pois é a política do "o cliente sempre está certo, não importa o que aconteça"

Conclusão comparativa: algumas pessoas não se sentem muito confortáveis com as regras de "etiqueta" francesas e interpretam isso como uma certa "frieza" ou falta de esforço da esquipe no parque para agradar os turistas, chegando a dizer, inclusive, que isso faz com que o parque "perca a magia Disney"...mas eu discordo ! Fui extremamente bem tratada lá (meu francês é horrível !!! Eu começo as frases em francês e termino em inglês haha) e sou adepta da ideologia de que "com educação você consegue qualquer coisa", então não tenho uma vírgula para reclamar dos franceses em comparação ao atendimento

  • Hospedagem: (este é um item da lista de comparação que não cheguei a experimentar na Disneyland Paris, então colocarei aqui o que as pessoas relatam)
Disneyland Paris: a quantidade de hotéis disponíveis na Disneyland Paris é muito pequena, mas as opções visam agradar todos os gostos (e bolsos). Além disso, fica tudo bem pertinho (vide o mapa acima), sendo possível ir para os parques a pé.

Walt Disney World: a variedade é absurdamente maior, também visa agradar todos os gostos e bolsos, mas ficam um pouco mais distantes dos parques (o que não chega a ser um problema, pois alguns hotéis oferecem serviço de transfer para os parques)


Conclusão comparativa: embora a Disneyland Paris tente agradar todos os bolsos, ao se comparar o valor de uma diária (em hotel econômico e fora de temporada) no Walt Disney World, o complexo em Orlando acaba sendo o mais econômico, pois uma diária lá custa, em média, US$90,00, enquanto uma no complexo em Orlando custa aproximadamente US$150,00.


Opinião da Ale


Eu, como apaixonada ao extremo pela Europa que sou, acho que a Disneyland Paris é uma ótima opção para quem, assim como eu, não consegue sair da Europa e, ao mesmo tempo, morre de saudades da Disney. Porém, nada neste mundo se compara ao Walt Disney World e, se você consegue viajar mais de uma vez por ano ou não se apega tanto a um único continente, o complexo em Orlando é sempre o melhor destino para os apaixonados por Disney.

Eu, em frente ao Walt Disney Studios de Paris, em 2013

Eu, em frente à Disneyland Paris, em 2013

Embora eu tenha ido em julho, pleno verão europeu, neste dia a temperatura estava entre 5ºC e 10ºC e eu me iludi achando que uma blusa de frio e um moletom seriam o bastante (assim que entrei no parque, tive que comprar um casaco de neve). Mas no final da tarde, o tempo abriu e fez calor.

 

Wanderlust Template by Ipietoon Cute Blog Design