segunda-feira, 27 de junho de 2016

Budapeste

Olá Wanderlusters,

O post de hoje é sobre Budapeste, um dos lugares que mais amo no mundo.

Foto que eu tirei do Parlamento durante um passeio pelo Rio Danúbio
Localizada na Europa Central, nas margens do extenso Rio Danúbio, Budapeste é uma grande capital europeia com muito para oferecer e cuja cultura, certamente, vai fazer com que você se apaixone pelo lugar.

Foto que eu tirei durante um passeio pelo Danúbio: Ponte das Correntes e Palácio Real
A cidade é dividida entre Buda e Pest:
  • Buda:
Trata-se da região histórica da cidade, onde fica o Castelo de Buda (totalmente reconstruído após bombardeios da 2ª Guerra Mundial), onde fica o complexo da Igreja de Màtyás (onde os reis eram coroados) e seus lindos e típicos telhados de cerâmica colorida, o Bastião de Pescadores* e suas 7 torres pontudas (que simbolizam os líderes das tribos húngaras), com ruas irregulares, edificações históricas e repletas de detalhes e com uma visão imponente do lado Pest.

*O Bastião de Pascadores se localiza no alto de um morro, pois era ali que se localizava um mercado medieval em que se vendiam os peixes e as antigas muralhas da cidade, defendidas pela Corporação dos Pescadores.

Foto que eu tirei do Bastião dos Pescadores (Halászbástya)
  • Pest:
Pest é o lado plano da cidade, cheio de parques, lojas, restaurantes e diversas opções de entretenimento, possui um calçadão à beira rio que fornece uma visão incrível do lado Buda e uma das melhores sensações do mundo. Deste lado fica o incrível edifício do Parlamento (em estilo neogótico) e a Catedral de Santo Estêvão. Á beira rio fica um complexo de hotéis (eu fiquei no hotel Marriott), e ali perto encontram-se diversas praças (que, no verão, jorram água para refrescar quem passa por lá), bares e restaurantes**. Em Pest também fica a região reservada exclusivamente para pedestres e a Fashion Street, onde ficam as principais lojas (de departamento, de grife e inclusive lojinhas locais maravilhosas)
Országház
Parlamento Húngaro (Országház)
Budapeste é uma cidade super limpa e segura

  • Idioma: húngaro
  • Moeda: Florim Húngaro (HUF) ou também Forint Hungarian
  • Exigência de visto: NÃO
  • Exigência de vacinas: não
Melhor época para visitar Budapeste

A melhor época para visitar Budapeste é entre a primavera (abril) e o outono (outubro), pois as temperaturas estão mais amenas.

Comida

A gastronomia húngara é bem característica, pois utiliza muitos temperos específicos como a páprica, por isso a comida possui um tom mais avermelhado. A páprica é um tempero tão importante na gastronomia típica húngara que até as lojas de souvenirs vendem o condimento.

O prato considerado carro-chefe da Hungria é o Gulyás, também conhecido por Goulash em outros países. O Goulash varia de país para país e o húngaro é, basicamente, um ensopado de carne com páprica e legumes.
Goulash - Gulyás
Típico Gulyás (Goulash) húngaro
Se alguém foi para Budapeste e não comeu um Gulyás...essa pessoa não foi completamente para Budapeste ! Não se esqueçam que comer o prato típico do lugar também faz parte da viagem. =)

Por exemplo, eu não suportava qualquer coisa apimentada quando fui para Budapeste, mas pedi um Goulash para curtir ao máximo a viagem. Não gostei, me arrependi, mas experimentei... Depois, no final da viagem, eu já estava um pouco mais acostumada com a comida temperada de lá e pedi, mais uma vez, um Goulash...e até que eu gostei ! Então não tenha medo da comida temperada.

Curiosidades sobre o idioma húngaro

A data que escrevemos em Dia/Mês/Ano, na Hungria eles escrevem em Ano/Mês/Dia. E os nomes são invertidos, sendo a ordem Sobrenome Nome, o que é muito comum em diversos países.
Cinema em húngaro é mozi ! 
Nunca se esqueça que "bom dia", "com licença", "por favor", "obrigada" e "boa noite" abrem muitas portas e sorrisos e são palavras básicas que você deve aprender para qualquer lugar que for.

Para ajudar, vou passar uma listinha de sobrevivência básica em húngaro:




Dica da Ale




Se você estiver em Budapeste e quiser ligar para o Brasil (exemplo, São Paulo), basta discar 068 000 55 11 . Se for ligar para o Rio de Janeiro, 068 000 55 21 , e basta você mudar o DDD da cidade que irá ligar.


Em breve farei um post sobre alguns pontos imperdíveis de Budapeste, fique de olho ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Wanderlust Template by Ipietoon Cute Blog Design