Olá Wanderlusters,
Como todos sabem, sou paulistana e apaixonada pela minha cidade. Por isso, achei legal que o primeiro post sobre destino nacional do blog fosse sobre a minha cidade amada: Sampa.
Em 22 de janeiro de 1532, a cidade de São Paulo começou a se destacar. Porém, foi somente em 1554, que a cidade surgiu na história, graças a uma missão de 13 jesuítas (entre eles, o Padre José de Anchieta) a mando do Padre Manuel da Nóbrega.
Foi no dia 25 de janeiro de 1554 que realizaram a primeira missa no colégio, que foi construído para alfabetizar e catequizar os índios. Esta data é a data de fundação da cidade.
A cidade de São Paulo recebeu este nome, pois José de Anchieta era grande devoto do Apóstolo Paulo e o povoamento ocorreu ao redor do colégio construído pelos jesuítas. Os primeiros habitantes da cidade deveriam ser tanto de origem européia quanto indígena.
O colégio existe até hoje.
São Paulo é a 9ª cidade mais populosa do mundo, com aproximadamente 11 milhões de habitantes
- 1ª - Pequim, na China, com aproximadamente 19.600.000;
- 2ª - Xangai, na China, com aproximadamente 19.213.000;
- 3ª - Karachi, no Paquistão, com aproximadamente 15.591.000;
- 4ª - Mumbai, na Índia, com aproximadamente 13.478.000;
- 5ª - Istambul, na Turquia, com aproximadamente 13.255.000;
- 6ª - Tóquio, no Japão, com aproximadamente 13.189.000;
- 7ª - Guangzhou, na China, com aproximadamente 12.780.000;
- 8ª - Moscou, na Rússia, com aproximadamente 11.551.000;
- 9ª - São Paulo, no Brasil, com aproximadamente 11.316.000;
- 10ª - Deli, na Índia, com aproximadamente 11.007.000.
Gastronomia
São Paulo tem aproximadamente 15 mil restaurantes e 20 mil bares. Aliás, cerca de um terço destes restaurantes são pizzarias, tornando São Paulo a segunda cidade que mais consome pizza no mundo (são mais de 700 pizzas por minuto, perdendo apenas para Nova York).
Atualmente, o segundo prato mais consumido na cidade é o Sushi ! Além disso, São Paulo possui mais de 3.200 padarias, que produzem cerca de 10,4 milhões do tão amado "pão francês"
Cultura
São Paulo possui a maior colônia de italianos, japoneses, portugueses e libaneses fora de seus respectivos países, além de um grande número de alemães (embora a colônia alemã esteja mais concentrada na região Sul do país).
Essas colônias que vieram para o Brasil trouxeram uma bagagem cultural muito característica e seus costumes e tradições foram incorporados à cultura brasileira.
Muitas palavras dessas colônias foram agregadas ao vocabulário português no Brasil, o catolicismo foi fortalecido com a imigração italiana, a culinária foi altamente influenciada por cada uma dessas culturas e os costumes e tradições se mantêm em diversas famílias descendentes desses imigrantes.
Lugares para conhecer
|
Imagem aérea do Parque do Ibirapuera |
Inaugurado em 1954, o Parque do Ibirapuera é um dos primeiros grandes parques urbanos do Brasil e hospeda diversas atividades culturais entre suas áreas verdes. Tendo o grande arquiteto Oscar Niemeyer como um de seus idealizadores, o parque conta com pista para caminhada, aparelhos de ginástica, ciclovia, diversas quadras, playground, quiosques espalhados pelo parque, um planetário, um museu e um centro de exposições. Além disso, possui banheiros, um restaurante, três lanchonetes, estacionamento, achados e perdidos e guarda volumes.
Cartão postal da cidade, projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, o Mercadão, como é carinhosamente chamado, é visitado por aproximadamente 14 mil pessoas por dia. Seus vitrais foram feitos com vidro colorido alemão e estão divididos em 32 painéis com 72 vitrais. As imagens contidas neles representam o cultivo e a colheita, a tração animal utilizada para o arado e diversas outras formas de produção de alimentos. Porém, apesar de toda sua beleza e estrutura de mercado, o Marcadão já foi utilizado para estocar armas e munições durante a Revolução Constitucionalista, servindo inclusive para o treinamento de pontaria de alguns soldados. Atualmente, especialmente após a ultima restauração, o Mercadão ganhou um mezanino com bares e lanchonetes para todos os gostos (gastronomia brasileira, árabe e japonesa), mas os queridinhos de lá são os bolinhos de bacalhau, os pastéis e o tradicional pão com mortadela.
Além de ser o ponto mais alto da cidade de São Paulo, já foi o endereço dos grandes Barões do Café (que dominaram a economia da cidade no passado) e sede de grandes bancos importantes. Sede de 17 emissoras de rádio (como a Jovem Pan, Kiss e Tupi), possui tantas antenas, que a interferência no sinal é bem comum na região. Trata-se da primeira avenida asfaltada na América Latina. É o palco da corrida de São Silvestre, realizada todo o ano, no dia 31 de dezembro.
Outras curiosidades sobre a Avenida Paulista você encontra aqui.
A Inauguração do MASP foi um evento tão importante que até a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, esteve presente (ela veio pela primeira vez ao Brasil para prestigiar a inauguração do museu). O famoso vão livre do MASP trata-se de uma condição imposta pela Prefeitura da cidade ao doar o terreno, pois exigiram que a paisagem para a Avenida Nove de Julho nunca fosse tapada por qualquer construção no terreno.
O segundo prédio mais alto da cidade, com 46 andares, 165 metros de altura e que abriga o Circolo Italiano em São Paulo, o Edifício Itália conta com um dos restaurantes mais procurados da cidade: o Terraço Itália. O mirante, que fica no topo do 46º andar do prédio, permite uma visão panorâmica da cidade inteira (e de tirar o fôlego).
Em breve eu farei outro post com mais curiosidades sobre a cidade de São Paulo e com mais pontos turísticos. Enquanto isso, aproveite uma breve lista de lugares legais para conhecer na cidade:
Cantinhos da Ale
Estas são as fotos de alguns lugares que amo e super indico na cidade
|
Restaurante Spot |
|
Avenida Paulista, vista por um outro ângulo |
|
Em épocas comemorativas, como Natal, a cidade fica ainda mais linda |
|
Ponte Estaiada |